Secretaria de Assistência Social fortalece ações de combate e prevenção à violência contra o Idoso


Nos dados iniciais do mapeamento realizado entre janeiro a julho de 2017, a região com maior incidência de violência é o bairro Mosela, seguido de Pedro do Rio, Corrêas, Quitandinha, Alto da Serra e Centro. Dentre os tipos de violência detectados a negligência, violência psicológica e o abuso financeiro se destacam em grande parte dos casos, seguidos pelo abandono, violência física, conflito familiar e vulnerabilidade social.

Com uma população de 43 mil idosos em Petrópolis, a secretária de Assistência Social, Denise Quintella se comprometeu junto ao CMDDPI -Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrópolis a criar um indicador com o número de atendimentos a idosos junto ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

“Iniciamos esse mapeamento e estamos criando indicadores dos atendimentos de violência aos idosos no município. Com eles conseguimos criar políticas públicas de prevenção e proteção. O CREAS – local onde são recebidas e apuradas as denúncias, está mapeando os bairros em que estão acontecendo os episódios de violência e de que tipos elas são e apresentaremos ao Conselho para que juntos possamos criar iniciativas de proteção e prevenção”, explica.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Gabriela Falconi reforça a pareceria junto ao município e reitera que além do Disque 100 as pessoas também podem denunciar junto ao conselho.

“O conselho quando recebe alguma denuncia, faz o encaminhamento diretamente para o CREAS e dependendo da denúncia ao Ministério Público. O conselho distribui, nos eventos que participa, panfletos informativos sobre os tipos de violência e onde denunciar. Uma das formas de combater a violência é a informação de onde se pode denunciar. Esse aumento do número de denúncias é que hoje a população sabe aonde denunciar. Vemos com bons olhos esse aumento, pois agora podemos trabalhar esses números auxiliando na criação de políticas públicas”, avalia.

Foto divulgação: saudenoar.com


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle