Cachoeiras, trilhas e esportes de aventura são opções nas férias de verão em Petrópolis


O turismo histórico-cultural não é o único que faz sucesso na cidade. Neste período de verão, os circuitos de ecoturismo e aventura estão entre os atrativos mais procurados pelos visitantes. Segundo guias de turismo, principalmente adolescentes e jovens – em recesso escolar – vêm à procura das nossas cachoeiras, trilhas e esportes de aventura.

A cidade oferece caminhadas, trekking, ciclismo, trailrun, corridas a pé, off-road, rapel, arvorismo, escalada, canyoning, cabo aéreo, além de cavalgada, observação de aves (birdwatching), vôo livre, passeios de jeep e muitas outras atrações ligadas à natureza. De acordo com o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, Petrópolis também se destaca por sua beleza natural e este tipo de turismo também já vem sendo explorado pela atual administração do município para atrair mais visitantes.

Petrópolis ainda conta com Parques Naturais que oferecem diferentes modalidades de turismo. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), é possível observar a fauna e a flora da Mata Atlântica, fazer caminhadas, tomar banho em diversas cachoeiras e ainda percorrer a famosa Travessia, uma longa caminhada entre Petrópolis e Teresópolis. Já no Centro Histórico, a opção é o Parque Natural Municipal Padre Quinha, conhecido como Parque da Ipiranga. O local conta com uma área verde privilegiada para caminhada, piqueniques, entre outras atividades ao ar livre.

Segundo o guia de ecoturismo e professor de história Luciano Gonçalves, mais conhecido como Luciano Mateiro, há opções para todos os gostos em Petrópolis. “Esse período é muito bom para este tipo de turismo. Normalmente saímos cedo e se chover normalmente é só no fim da tarde, então não tem problema. Temos caminhadas em diversos lugares da cidade e a pessoa escolhe o nível de dificuldade que quer. Muita gente procura lugares com caminhadas leves mais mergulho, como é encontrado no Parnaso. Mas temos na cidade diversas opções, como o Castelinho, no Morin, Morro do Boné, no Rocio, entre outras”, explica.

Os atrativos de Petrópolis podem ser conferidos no site da prefeitura, através do link: http://www.petropolis.rj.gov.br/fct/index.php/turismo.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle