Previsão de chuvas para os próximos dias - Prevenção nas áreas de risco do município seguem para gar


Durante todo o mês de janeiro, os agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias distribuem cartilhas orientando a população sobre como agir no momento das fortes chuvas, além de reforçar a importância das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. São 30 agentes escalados dentro do calendário de operações do órgão municipal, que conta também com o reforço dos estagiários do projeto SOS Chuvas, lançado pelo prefeito Bernardo Rossi em novembro do ano passado em parceria com quatro universidades da cidade. A entrega do material acontece nas 12 comunidades que contam com os 20 conjuntos de sirene do município.

“São dicas simples, como a preparação de um kit de emergência, com alimentos, remédios e material de higiene que devem estar em um local de fácil acesso, além do conserto de vazamentos em reservatórios e caixas-d’água. Vale lembrar que também existe a orientação para que a população não jogue lixo ou entulho nas encostas”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, garantindo que o trabalho de prevenção pode salvar vidas.

O calendário foi criado após a Defesa Civil receber uma série de reclamações de moradores que ameaçavam danificar as sirenes caso elas não fossem acionadas. A orientação, portanto, se tornou a grande aliada da prefeitura para garantir que os moradores entendam a importância do sistema para a cidade.

O calendário de operações também modifica o sistema de pontos de apoio do município, com a presença de mais um voluntário em cada local. A Defesa Civil mantém uma cópia da chave de cada espaço, garantindo que o ponto de apoio esteja aberto mesmo que o morador indicado não seja encontrado. “A Defesa Civil está agindo de forma antecipada ao problema. É importante que o ponto de apoio esteja aberto para a população no momento que for necessário. Trabalhando em conjunto podemos salvar vidas aqui na comunidade”, afirma Adriana Marinho, diretora da Escola Municipal Alto Independência, ponto de apoio do bairro.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle