Ações de conscientização para a diminuição dos trotes para o número 192 destinado ao Serviço de Aten


No ano passado a unidade conseguiu reduzir para 15% o número de ligações, ou seja, dos 31 mil chamados para o serviço, 6.8 mil eram trotes. Mas o número já foi mais alarmante, em 2016, das 42 mil ligações para o 192, aproximadamente 11 mil eram apenas trotes.

Por dia o Samu chega a receber 19 ligações de trote, por ter todas as chamadas gravadas em sistema, o serviço já identificou inúmeras ligações seguidas do mesmo número de telefone. No processo de apuração das ocorrências, a equipe técnica identificou que grandes partes dos trotes foram realizadas por crianças e em horário escolar.

O Secretário de Saúde e autor da Lei 5772/2015 que prevê multa para quem praticar trotes contra o SAMU, Silmar Fortes, explica que o valor e os meios de aplicação da lei ainda serão regulamentados pelo Poder Executivo, mas o departamento jurídico da Saúde já está com a listagem para tomar as medidas judiciais cabíveis.

No ano passado, foram 31.652 ligações realizadas para o SAMU, sendo 6.896 trotes. As chamadas para o 192 são atendidas pelos TARMs (Técnicos Auxiliares de Regulamentação Médica), que, em alguns casos, conseguem identificar os trotes. Quando a informação falsa não é percebida, os TARMs transferem a ligação para o Médico Regulador, que dá continuidade ao atendimento. Há casos em que o médico consegue identificar o trote, no entanto, quando isso não ocorre, a ambulância é acionada e o trote só é descoberto quando a equipe de socorristas chega ao local.

“Pretendemos criar um projeto, o Samuzinho, para realizamos ações de conscientização nas saídas de escolas e locais de grande circulação. Se identificamos que é uma criança na linha, nós retornamos e alertamos os pais, porém, não podemos ocupar os troncos de ligação com chamadas desta natureza já que há algumas reclamações, inclusive no Ministério Público, de que nossos telefones ficam ocupados e prejudicam o atendimento”, explica o coordenador administrativo do SAMU, José Geraldo da Rocha.

Fotos: Marcello Santos


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle