“Escolas Sustentáveis” - Programa da Enel instala placas solares na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues em Pedro do Rio

15/01/2018

Dezesseis placas solares foram colocadas no telhado da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio. A ação faz parte do projeto “Escolas Sustentáveis” da distribuidora de energia Enel. A escola é a primeira da região serrana a receber o projeto que, por meio do uso da energia solar, renderá uma economia mensal de 400 Kwh por mês.

A previsão é de que o sistema comece a funcionar até março. “Ficamos felizes na escolha da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues para ser uma escola piloto desse projeto. A unidade atende mais de 700 estudantes e oferece diversas aulas esportivas gratuitas para a comunidade. A ação mostrará aos alunos a importância do aproveitamento dos recursos naturais”, explica o secretário de Educação, Anderson Juliano.

A Enel voltará a escola para fazer uma vistoria nos equipamentos e colocar o relógio instalado para o novo sistema para funcionar. “Um relógio normal também ficará à disposição, para que seja usado caso seja necessário. Foi muito gratificante receber esse projeto e tenho certeza que despertará a atenção dos alunos sobre o consumo inteligente”, disse o diretor da escola, Ney Marcos de Paula Júnior.

Pelo projeto – viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Distribuidora – também foi instalada na escola uma sala multimídia, chamada de “Projeto Eficiência Energética”. Nela foram colocados cinco computadores e cinco televisores inteligentes. “Neles há jogos educativos e interativos. Os professores serão capacitados para usarem a sala multimídia com os alunos”, contou Ney.

A intenção da sala multimídia é a de permitir que alunos e professores vivenciem a experiência no uso real da energia solar fotovoltaica, além da introdução de jogos educativos sobre o uso correto da energia.

Além de Petrópolis, as cidades de São Gonçalo e Campos dos Goytacazes também receberão o projeto. A Enel Distribuição Rio, uma empresa da multinacional de energia Enel, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km².

 

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle