Defesa Civil realiza treinamento com moradores do Gentio e do Buraco do Sapo

28/12/2017

 

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realiza na quinta-feira (28.12) uma instrução com os moradores da Estrada do Gentio e do Buraco do Sapo, no Vale do Cuiabá, sobre o funcionamento das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os agentes irão apresentar os protocolos de acionamento do equipamento e indicar os pontos de apoio dos locais. A ação acontece em conjunto com os coordenadores do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) do Gentio. O treinamento é necessário após a prefeitura, através de uma parceria com a iniciativa privada, colocar em funcionamento as sirenes da região no dia 18 de dezembro.

O acionamento das sirenes acontece quando o Rio Santo Antônio chega à altura de 3 metros e pode ser feito de três maneiras: pela internet, diretamente da sede da Defesa Civil, manualmente, por um agente do órgão municipal, e também por um rádio que funciona em uma distância de até um quilômetro. Esse equipamento foi entregue para os moradores dessas regiões.

"O treinamento é fundamental para os moradores entenderem como funciona o acionamento das sirenes. Participando desse trabalho com a nossa equipe, eles passam a acreditar mais nesse sistema, que existe para salvar vidas", explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

As sirenes da região do Vale do Cuiabá são primeiro conjunto do Brasil com tecnologia de alerta de inundações e de quantidade de chuva simultaneamente. O controle da altura do rio é feito por meio de uma régua linimétrica que indica três estágios de alerta: mínimo, médio e máximo. O sistema também já conta com um pluviômetro, igual aos outros 18 conjuntos de sirenes existentes na cidade. As sirenes foram instaladas em 2016, mas com crise financeira do Estado, elas nunca haviam funcionado na cidade.

Justamente no verão, período crítico e de fortes chuvas, Petrópolis passou a contar com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme: Gentio, Vale do Cuiabá, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Os testes das sirenes são realizados mensalmente nos dias 10, às 10h, e 20, às 20h.

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle