Rede de Radioamadores de Petrópolis passa a funcionar dentro da Defesa Civil


Ao longo de 2017, a ROER participou, ao lado da Defesa Civil, do Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (Ecadec), da elaboração dos planos de contingência de Inverno e de Verão de Petrópolis e do primeiro teste noturno das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em abril deste ano.

A Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER) tem nova sede: em uma sala dentro da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. A novidade tem como objetivo aproximar os agentes de cada órgão em ações de prevenção e treinamento.

O grupo é parceiro voluntário da Defesa Civil desde 2011, quando ajudou na tragédia que atingiu o Vale do Cuiabá. Segundo o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, é fundamental que as equipes estejam prontas para atuar em conjunto.

“No momento em que acontece um desastre, a maior dificuldade é na comunicação entre os órgãos. O grupo de radioamadores é peça fundamental para uma resposta mais rápida e eficaz. A presença da ROER no treinamento foi importante para alinhar com a nossa equipe uma dinâmica de trabalho mais eficiente”, disse o secretário.

Valério Ricardo Gomes, um dos fundadores e diretor da ROER, agradeceu o convite da Defesa Civil e destacou a importância do atendimento eficaz para a população e da rede fazer parte dos planos de contingência do município.

“Quanto mais rápido os órgãos sejam acionados, melhor para os petropolitanos. Essa atuação em conjunto é importante para o município como um todo. Ficamos muito felizes e honrados com o convite da Defesa Civil para estarmos tão próximos”, afirmou.

A ROER participou também do primeiro teste noturno das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, que aconteceu em abril deste ano. “Quando determinamos o teste noturno, logo entendemos que seria importante a presença do grupo de radioamador. À noite oferece muitos riscos e precisamos estar preparados para o pior”, disse Paulo Renato Vaz, explicando também que a atuação em conjunto entre os órgãos é prevista na lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle