Programa SOS Chuvas lançado hoje com o objetivo de impedir as ocupações e construções irregulares na cidade

23/11/2017

O prefeito Bernardo Rossi deu início nesta quinta-feira (23.11), na Casa dos Conselhos Augusto Zanatta, ao programa SOS Chuvas, que tem o objetivo de impedir o avanço das ocupações e construções irregulares na cidade, reduzindo os prejuízos causados pelas chuvas de verão. O projeto funciona em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estácio de Sá (Unesa) e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), que vão disponibilizar estagiários voluntários para trabalhar em três áreas: Defesa Civil, Obras e Meio Ambiente. Até o momento, 50 universitários estão inscritos e começam o treinamento na próxima segunda-feira (27.11).  O trabalho em campo vai ser iniciado dia 04 de dezembro.

 

As ações do programa são divididas em três eixos: Articulação e Mobilização Comunitária; Fiscalização e Controle da Ocupação Desordenada e Fiscalização e Revegetação. Cada setor da prefeitura vai utilizar os universitários dentro da sua atribuição, sempre acompanhado de um responsável técnico. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, ressaltou a importância da cultura preventiva em Petrópolis. 

 

“Os estagiários serão treinados para realizar visitas nas comunidades e nas casas dos moradores com o objetivo de disseminar dicas de autoproteção contra os desastres e de transmitirem orientações para construções seguras, acondicionamento correto do lixo, e empoderamento comunitário para que auxiliem o poder público na fiscalização de novas construções irregulares”, disse o secretário de Defesa Civil.

 

O secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, comemorou o reforço no efetivo do setor e disse que os trabalhos serão realizados nas áreas de proteção ambiental do município. “Dessa maneira, vamos intensificar o nosso setor de fiscalização. A área de atuação desses estagiários será o licenciamento e a revegetação de encostas, além do apoio à fiscalização, orientação, notificação e embargo de obras em área de proteção ambiental”, explicou.

 

Também participaram do lançamento do programa SOS Chuvas, o vice-prefeito Baninho, os secretários Chefe de Gabinete, Renan Campos; de Assistência Social, Denise Quintela; de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi; de Educação, Anderson Juliano; de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini; dos presidentes da Comdep, Wagner Silva e da CPTrans, Maurinho Branco; do coordenador Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo; do Superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes, além de representantes da UFF, UERJ, Estácio, UCP e da Polícia Militar

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle