Justiça determinou que a Concer ampare as famílias de novo trecho que precisou ser evacuado às marge


Em nova ação ingressada pela prefeitura e com decisão judicial emitida na madrugada deste domingo (12.11), o juiz titular da 4ª Vara Cível, Jorge Martins, determinou que a Concer ampare as famílias de novo trecho que precisou ser evacuado às margens da BR-040, onde, na terça-feira (07.11) uma cratera de 80 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro se abriu comprometendo casas e a própria estrada onde a empresa abandonou a escavação de túnel há mais de um ano.

Em sua decisão, o magistrado prevê que a Concer conceda ajuda emergencial a cerca de 40 famílias – como as que 55 também já assistidas desde a terça-feira – determinando pagamento de R$ 1 mil para auxílio aluguel e cesta básica. Depois de protesto na estrada e reunião com Defensoria Pública, Defesa Civil e Concer, moradores terão apoio da prefeitura em novo encontro, nesta terça-feira, para que a empresa oficialize apoio às famílias.

Moradores fizeram um protesto neste domingo fechando pista da BR-040 sentido Juiz de Fora cobrando a presença da Concer junto à comunidade. A manifestação foi encerrada depois de reunião entre Alcimar Penna, diretor da Concer; os defensores públicos Andrea Carius e Cleber Alves e ainda Paulo Renato Vaz, secretário de Defesa Civil de Petrópolis.

“Trago a decisão judicial que o titular da 4ª Vara Cível proferiu ainda de madrugada em proteção às famílias e em resposta a uma ação ingressada pela prefeitura e tranquilizo a comunidade com o apoio da prefeitura que está voltada para a segurança de todos”, pontuou o secretário de Defesa Civil.

Já Paulo Henrique Maciel disse que graças ao protesto os moradores conseguiram a chance de serem ouvidos pela concessionária. “Precisamos parar a estrada para sermos ouvidos. A gente não sabe a situação em que estamos vivendo, muitos não dormem durante à noite preocupados com o que pode acontecer. Esperamos que a Concer libere logo as informações para que a gente tenha a noção do que está acontecendo aqui”, cobrou.

Na reunião foi decidida uma audiência nesta segunda-feira (13.11), às 10h, na ONG Aldeia Criança, na proximidade da comunidade. Advogados da Concer estarão presentes, assim como a Defensoria Pública, para celebrar oficialmente os acordos com as famílias.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle