Dia D de coleta de preventivo no próximo sábado dia 11.11


A prefeitura promove no sábado dia (11.11) o dia D de Coleta de Preventivo nas Unidades de Saúde do Município. Atualmente há 13.406 mulheres com o exame em dia, 50% a mais com relação ao mesmo período do ano passado, mas a Secretaria de Saúde trabalha para aumentar ainda mais esses índices. No último levantamento realizado pelo município, há 22.336 usuárias do Sistema de Único de Saúde e a prefeitura buscará ampliar o acesso às ações preventivas de doenças e de promoção da saúde da mulher.

A programação que ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família, Centro de Saúde, Hospital Alcides Carneiro e Ambulatório Escola de 8h30 às 16h.

​ Algumas unidades já realizaram o Dia D de coleta de preventivo durante o mês de outubro, como exemplo os PSF de Águas Lindas, Alto Independência, Posse, Pedras Brancas e Bataillard.

“Estamos fazendo um levantamento dos postos que já fizeram o Dia D para que a gente verificar se houve uma boa adesão para repetirmos ou não. Na próxima semana iremos divulgar a lista com a programação completa com as unidades que participarão do Dia D”, anuncia Fabíola Heck, superintendente de Atenção à Saúde.

Fabíola Heck reforça que o enfermeiro tem o papel fundamental na atenção primária que inclui não só a coleta de preventivos, mas a identificação agravos e complicações na gravidez, alterações no período pré-natal, acompanhamento das infecções sexualmente transmissíveis (casos de sífilis, HIV/AIDS, entre outras), de tuberculose, dentre outros agravos de grande importância para a saúde pública do município.

​Fotos: Marcello Santos​


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle