Vacinação contra Febre amarela será mantida em 14 unidades de Saúde


Petrópolis é um dos poucos municípios do Estado a ter grande parte da população imunizada contra febre amarela com 194 mil doses aplicadas. Nunca ocorreram casos comprovados ou sob investigação da doença em humanos, mesmo assim, a prefeitura segue as recomendações preventivas do Ministério da Saúde disponibilizando as vacinas em 14 unidades de Saúde com rotina de vacinação diariamente.

A Coordenação de Vigilância Ambiental divulgou recentemente o resultado dos exames realizados nos 47 macacos encontrados mortos em no município. Em 46 amostras o resultado foi negativo para febre amarela eapenas em um foi confirmada a presença do vírus que ocorreu no bairro Bataillard, onde foi realizado fumacê pela Secretaria de Saúde do Estado em maio. O último macaco encontrado no município foi em 24 de setembro na Posse e o resultado do exame de análise ainda não foi divulgado para a secretaria de Saúde do Estado.

A Coordenação de Vigilância Ambiental continua recebendo as ligações dos moradores do município que solicitarem o resgate de macacos mortos ou feridos. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, na sede da Vigilância Ambiental na Avenida Dom Pedro I, 353, Centro, ou pelo telefone (24) 2291-1797.

“Registramos casos de pessoas que envenenaram os animais por medo de se contaminar com febre amarela. A população não corre risco de pegar febre amarela por meio desses animais, a doença é transmitida por mosquitos que se encontram apenas em áreas de mata fechada. De todas as amostras enviadas ao laboratório no Rio de Janeiro, apenas uma se confirmou, reforçando que o vírus não circulou pela nossa cidade. Mas, caso a população encontre algum macaco doentes ou mortos, eles precisam seguir para centros de reabilitação e também para laboratórios de referência para serem examinados, para isso é preciso que a população ligue e solicite a retirada dos animais com segurança”, orienta a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle