Ação da Defesa Civil vai simular evacuação como parte do Plano Verão 2018


A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias segue realizando ações de prevenção aos desastres em conjunto com a população: como parte do Plano Verão 2018, o órgão municipal vai realizar um simulado de evacuação no São Sebastião no dia 28 de novembro. Durante o treinamento, que terá início às 10h, está previsto o acionamento das duas sirenes do Sistema de Alerta e Alarme que atendem a comunidade – Vital Brasil e Adão Brand – além da montagem de um abrigo temporário, com os moradores sendo encaminhados para os pontos de apoio do bairro. A definição da dinâmica do exercício aconteceu essa semana, durante as reuniões de trabalho para a elaboração do plano.

O simulado será realizado em conjunto com os órgãos integrantes do grupo setorial “Socorro”, composto pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Forças Armadas, Guarda Civil Municipal e outros setores da prefeitura. Na reunião de trabalho do setor, realizada na última quarta-feira (25.10), os representantes de cada órgão discutiram sobre a importância da criação da matriz de responsabilidades em que cada instituição sabe sua função em caso de catástrofe.

O exercício também serve para mostrar a importância das sirenes para as comunidades. São 18 conjuntos espalhados pelo primeiro distrito de Petrópolis: 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.

O Plano Verão 2018 de Petrópolis vem sendo elaborado em cima de cinco ameaças: deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. Além disso, são realizadas ações de prevenção em conjunto com os moradores das comunidades, como o simulado no São Sebastião, o projeto “Defesa Civil na Sua Casa” e o Plano de Contingência da Família.

.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle