Túnel extravasor do Rio Palatinato está recebendo limpeza pela Comdep


No sábado (14.10), foi retirado um caminhão lotado com papelão e, nesta segunda (16.10), começou a remoção de lixo dentro da galeria

O trabalho começou no sábado (14.10), com a retirada de um caminhão lotado com papelão – detritos jogados no rio possivelmente por um comércio local, situação irregular que motiva a prefeitura a incrementar campanha de conscientização. Já nesta segunda-feira (16.10), teve início a remoção de lixo, mato e outros detritos dentro da galeria. No total, seis funcionários foram mobilizados para o serviço.

O túnel extravasor tem 3.150 metros e desvia a água do Rio Palatinato – a partir da Rua Souza Franco, no Centro – para o Rio Piabanha – na Rua Pedro Elmer, no Itamarati. O trabalho está sendo realizado para evitar que a entrada do túnel fique obstruída e, com isso, evitar transbordamentos em dias de chuvas nas ruas próximas, como Souza Franco, Paulo Barbosa e Caldas Viana. O serviço integra o conjunto de atividades do Plano Verão, que prevê ações para reduzir o risco de desastres.

Este trabalho é realizado por uma equipe destacada pela Comdep para limpeza de rios. Locais como Caldas Viana, General Rondon, Raul Veiga, Souza Franco, Marechal Hermes, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Cel. Veiga, Siméria e Adão Brand já receberam este serviço em 2017. No último mês, a equipe atuou ao longo das ruas Cristóvão Colombo e Luiz Paulistano.

Todo este serviço também faz parte do Plano Verão, uma preparação para enfrentar o período mais chuvoso na cidade, que vai de novembro a abril. Ele contém ações de prevenção e de resposta dentro de cinco áreas (deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio).

Também como parte dessa preparação, a Secretaria de Obras promove a desobstrução de galerias pluviais e limpeza de ralos, que já ocorreu em mais de 230 locais em toda cidade. Só em setembro, 20 ruas tiveram a retirada de lixo, folhagem e pedras que atrapalham o fluxo de água – materiais que muitas vezes é arrastado pela própria chuva ou vento.

Fotos: Marcello Santos


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle