Prefeito anuncia pacote de austeridade para enfrentar a crise nas finanças do município


Em entrevista coletiva com a presença de todo o secretariado, vereadores e diretores, o prefeito Bernardo Rossi apresentou um plano de contingenciamento de gastos e aumento de receitas para equilibrar o caixa da PMP. Nos últimos 10 anos o que se viu foi uma gestão irresponsável dos recursos e as consequências estão aí, só não vamos mexer na saúde, com os Postos funcionando, remédios, exames e cirurgias serão mantidos, e na Educação, merenda, professores e transporte escolar funcionarão. O pacote prevê o corte de 40% nos salários do prefeito e vice-prefeito. Secretários e cargos comissionados também terão salários cortados entre 10% e 30%. O projeto que estabelece o corte de salários, assim como os demais que são necessários para viabilizar as medidas adotadas pelo governo estão sendo encaminhados à Câmara de Vereadores. O pacote prevê ainda corte de pagamentos de horas extras - com exceção da Saúde e da Defesa Civil, em casos de emergência.

As dívidas acumuladas por gestões anteriores somam R$ 766 milhões – um impacto anual de R$ 102 milhões somente com os débitos já parcelados pela atual gestão. “Uma situação insustentável.Sei que estamos adotando medidas duras, mas não existem outras alternativas para reestruturar as contas e recuperar as finanças do município. Se nada for feito imediatamente, haverá um colapso financeiro agora e a cidade se tornará ingovernável nos próximos anos”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O prefeito destaca que o foco é equilibrar as contas e recuperar a capacidade financeira da prefeitura para que o município volte a crescer. “São medidas de austeridade, que, frente à situação de caos financeiro nas contas, não podem mais ser adiadas. No início do governo, adotamos um primeiro pacote, cortamos despesas e conseguimos reduzir gastos. Buscamos recursos federais para não parar os investimentos, mas com o passar dos meses o levantamento dos dados foi apontando uma situação financeira ainda mais crítica, o que nos levou a adotar medidas ainda mais duras. O desafio que a realidade das contas nos impõe é grande, mas com muita disposição, e o esforço dos secretários e de toda equipe, vamos superar este momento e conseguiremos avançar”, afirma o prefeito.

A coletiva de imprensa teve a participação de todo o secretariado. “Importante mostrar essa unidade, porque vai ser um esforço de todos”, afirma Bernardo Rossi. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Paulo Igor, e vereadores.


Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle