banner tere 2
banner tere 2

Super Terê Frutas
Super Terê Frutas

Solar do Carangola
Solar do Carangola

banner tere 2
banner tere 2

1/13

Escola em Pedro do Rio é a primeira da Região Serrana a utilizar a energia solar


Escola Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, é a primeira da Região Serrana a utilizar a energia solar. As placas de captação da energia do sol começam a ser colocadas em outubro. A ação faz parte do projeto “Escolas Sustentáveis”, da Enel, concessionária de energia elétrica que atende Petrópolis entre 66 cidades fluminenses. Nessa segunda-feira (11.09), o termo de cooperação com a Prefeitura foi assinado na Casa da Educação Visconde de Mauá.

O projeto –viabilizado através do Programa de Eficiência Energética da Distribuidora - prevê ainda a adaptação de uma sala de aula por um espaço lúdico com a instalação de TVs, computadores e jogos, permitindo assim que alunos e professores vivenciem a experiência no uso real da energia solar fotovoltaica, além da introdução de jogos educativos sobre o uso correto da energia.

Segundo Leonardo Soares, da diretoria de Sustentabilidade da Enel, a colocação das placas deve começar em outubro, pela empresa Enel Soluções. A estimativa é de que o sistema renda uma economia mensal de 400 Kwh por mês. “O trabalho será feito por especialistas. A escolha da escola foi feita por conta de alguns critérios, como por exemplo, a incidência de energia solar”.

Além de Petrópolis, as cidades de São Gonçalo e Campos dos Goytacazes também receberão o projeto nesse ano. “Estou muito feliz. Essa ação vai beneficiar os alunos e a escola como um todo. É uma experiência nova na rede. Além disso, a sala interativa poderá ser usada por todos os alunos”, afirmou o diretor da escola Ney Marcos de Paula Júnior.

A Enel Distribuição Rio, uma empresa da multinacional de energia Enel, distribui energia elétrica para 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com a cobertura de uma área de 32.188 km².


1c1ec9ee-8b53-4c36-8751-134bdbc44c01.jpg