Projeto “Defesa Civil na sua casa” começa nesta terça-feira

05/09/2017

As ações acontecem em 10 bairros que não são atendidos pelo conjunto de sirenes do Sistema de Alerta e Alarmes

 

Começa na terça-feira (05.09) o projeto “Defesa Civil na sua casa”, que tem como objetivo aproximar o órgão municipal da população levando conhecimentos básicos de autoproteção comunitária contra os desastres de origem natural. As ações acontecem nos 10 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) que existem na cidade e são coordenados pelo projeto“Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio De Janeiro”. Estes locais não são atendidos pelo conjunto de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, o que amplia os trabalhos de prevenção para outras regiões do município. O primeiro dia de atividades será no Nudec do bairro da Glória, às 18h.

O projeto faz parte do Plano Verão 2018 de Petrópolis, que tem o objetivo de otimizar o atendimento em caso de ocorrências durante a estação. Durante as ações, também será apresentado um modelo chamado de “Plano de Contingência da Família”, que busca organizar de forma antecipada os familiares - incluindo também os animais domésticos - em caso de tragédia.

ambém serão elaborados cinco planos de contingência organizando a resposta para deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. “Queremos que Petrópolis passe a ser reconhecida como a cidade da prevenção de desastres. Dessa maneira, estaremos cumprindo as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para nos tornamos uma cidade resiliente modelo e construindo uma cidade mais segura e menos vulnerável aos desastres para os petropolitanos”, disse o secretário de Defesa Civil.

 Petrópolis conta com os Nudecs do projeto “Fortalecendo a resiliência aos desastres da Região Serrana do Rio De Janeiro”, que é financiado pela Fundação C&A Internacional e implementado pela Save the Children e pelo Instituto Fonte pelo Desenvolvimento Social. As atividades do grupo acontecem no Morin, Estrada da Saudade, Glória, Bela Vista, Gentio, Duarte da Silveira, Vista Alegre, Bonfim, Posse e Pedro do Rio.

 

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle