Seminário sobre Vigilância da Saúde da População exposta ao Agrotóxico acontece nesta segunda-feira (14)

12/08/2017

Encontro marcará a retomada de ações de prevenção e uso consciente de agrotóxicos

 

Acontece na próxima segunda-feira (14.08) o 1º Seminário sobre Vigilância da Saúde da População Exposta ao Agrotóxico. O encontro marcará a implantação do Plano de Ações de Vigilância e a reativação do Conselho Municipal de Controle de Agrotóxicos e outros Biocidas (Comcab). A prefeitura tem o objetivo de conhecer melhor a realidade na linha de utilização do produto químico ou biológico – comercialização, utilização pelo produtor rural e o descarte de embalagens – para definir ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde à população exposta. O evento será realizado no auditório do Palácio Itaboraí, de 9 às 17h.

 

“Uma das metas do nosso projeto é incentivar a produção agrícola em Petrópolis melhorando a estrutura de apoio aos produtores. Reimplantar o plano de vigilância e reativar a Comcab será fundamental criarmos ações efetivas de educação continuada, fiscalização sobre o uso e descarte das embalagens, além das ações de prevenção e promoção a saúde”, afirma o Secretário de Saúde, Silmar Fortes.

 

Plano de vigilância terá ações nas escolas, unidades de saúde e comunidades rurais

  

No município, 800 famílias que representam cerca de 5 mil pessoas, vivem da produção rural em áreas no distrito da Posse, Jacó, Caititu, Vale das Videiras, no Brejal, Taquaril, Secretário, Bonfim e Caxambu. A atividade movimenta R$ 16 milhões por ano. A proposta do governo é integrar as secretarias para que juntas desenvolvam ações de promoção e prevenção em saúde, como também de valorização e crescimento da produção rural.

“A Secretaria de Saúde iniciou esse movimento de integração e hoje a Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente trabalham em sinergia com a Emater/RJ e as associações de produtores rurais para a construção de estratégias que tragam mais qualidade não só aos que trabalham utilizando os agrotóxicos como também da população que consome esses alimentos”, avalia o prefeito Bernardo Rossi.

 Dentre as ações do plano de vigilância está prevista a elaboração de material educativo sobre agrotóxicos para produtores rurais, além de cadastro e fiscalização à comercialização, utilização pelo produtor rural e o descarte de embalagens. O secretário de Saúde, Silmar Fortes explica que buscará uma integração junto aos apoiadores dos PSFs Caxambu, Brejal e Bonfim que participaram da elaboração do plano em 2014 para ampliaras ações desenvolvidas nas unidades em áreas rurais.

 

 

 

Curtir
Please reload

Tel:  (24) 2242-1558

End : Rua Washington Luiz, 391

Petrópolis - Brasil

@2018 Jornal dos distritos

  • Google+ - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle