Secretaria de Assistência Social promove oficina da memória para idosos
Oficina enfatizou a importância da estimulação sensorial durante o envelhecimento
A Secretaria de Assistência Social, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS proporcionou a 12 idosos a experiência de estimular a memória através dos cinco sentidos. O objetivo da oficina realizada no Centro de Cidadania, em Itaipava, nesta quinta-feira (13.07), foi oferecer aos participantes uma amostra do processo de resgate do histórico de vida do idoso.
A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, avalia que a ação psicossocial vai ao encontro de um novo cenário do município, em que a população idosa está em crescimento.
“Nós estamos nos dedicando a cada dia para buscar mais ações, projetos e programas que contemple a população idosa. Faz parte do nosso plano de governo e é uma das prioridades do nosso prefeito, que a assistência aos idosos seja privilegiada”, afirma Denise Quintella.
“Como a memória é um processo cognitivo que consiste na retenção e na evocação das informações, ela é essencial para a nossa sobrevivência. A memória nos assegura a nossa identidade pessoal e, por isso, a importância de uma estimulação direcionada para que elas possam ir ao encontro da memória visual, auditiva, gustativa, olfativa e de tato”, explica Regina Barragat.
A coordenadora do CREAS, Lavínia Barreto enfatiza que esta é a primeira experiência de muitas ações que serão realizadas pelo Centro de Referência ao longo do ano.
“